Movimento associativo critica exigências da Direcção Geral do Ensino Superior

O movimento associativo estudantil emitiu hoje um comunicado onde critica e denuncia a exigência da Direcção Geral do Ensino Superior, relacionada com o alojamento universitário. O comunicado critica o pedido de “pagamentos do alojamento e a apresentação dos respectivos comprovativos até ao final do presente mês”, num mês particularmente marcante para as famílias portuguesas.

O comunicado assinado pela Associação Académica de Lisboa, Associação Académica da Universidade de Aveiro, Associação Académica da Universidade do Minho, Associação Académica da Universidade de Trás-os–Montes e Alto Douro, Federação Académica do Porto e Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico diz ainda que, “este procedimento é a primeira vez que se realiza nos últimos anos lectivos, e é justificada pela DGES como um procedimento na sequência da prestação de contas perante os fundos comunitários que financiam a Acção Social”.

Segundo as instruções dadas pela Direcção Geral às instituições, os bolseiros que não tiverem as dívidas saldadas, “teriam o complemento de alojamento reduzido a zero euros e a possibilidade de ser efectuado um acerto de contas que poderia resultar em diminuição drástica no valor da bolsa de estudos”, com as estruturas a garantirem que esta exigência “não apresenta qualquer enquadramento legal”.

As associações académicas e de estudantes, criticam o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, afirmando que esta é mais uma prova do “desinvestimento verificado no Ensino Superior, em particular da Acção Social em Portugal, que depende ao momento de fundos europeus, reduzindo cada vez mais a responsabilidade do estado no apoio aos estudantes carenciados e colocando ainda mais pressão no orçamento das famílias portuguesas”.

Descomplicador:

O movimento associativo estudantil denunciou uma exigência de última hora da Direcção Geral do Ensino Superior, que está a pedir o pagamento de alojamentos universitários a bolseiros, até ao final do ano.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *