Antigo melhor jogador do mundo eleito presidente da Libéria

O polémico George Weah foi eleito presidente da Libéria, depois de uma carreira de sucesso nos relvados, onde conquistou o prémio de melhor jogador do mundo em 1995. Quem o conhece bem é o actual treinador português, Jorge Costa, alvo de uma cabeçada do agora presidente.

George Weah conquistou 12 dos 15 distritos da Libéria e vai assim suceder a Ellen Johnson-Sirleaf, a primeira mulher presidente, eleita em 2005. Weah derrotou o actual vice-presidente, conquistando mais de 61% dos votos contabilizados.

Na sua página do Twitter, George Weah agradeceu a confiança e disse que encara esta eleição “com profunda emoção ao povo liberiano pela honra do seu voto. É uma grande esperança”. Weah tinha perdido em 2005 as eleições frente à presidente da qual vai ser sucessor.

Actualmente com 51 anos, George Weah passou por clubes como o Mónaco, PSG, AC Milan, Chelsea, Manchester City, entre outros, tendo conquistado em 1995 a bola de ouro ao serviço do Milan, sendo assim considerado o melhor jogador do mundo.

Jorge Costa, ex-capitão do FC Porto e actual técnico, conhece bem Weah, tendo em conta que 1996 foi alvo de uma cabeçada do agora presidente liberiano, alegadamente em resposta a insultos racistas do português, numa situação que nunca foi provada.

Descomplicador:

George Weah, melhor jogador de futebol do mundo em 1995, foi eleito presidente da Libéria com mais de 61% dos votos. Weah vai suceder à primeira mulher presidente, que curiosamente o derrotou em 2005.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *