Trump diz que sanções “estão a fazer efeito” com a Coreia do Norte

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, reagiu já à mensagem de final de ano de Kim Jong-un, dizendo que as suas declarações são um sinal de que as sanções impostas à Coreia do Norte estão já a “fazer efeito”.

“As sanções e outras ‘pressões’ estão a começar a ter um grande impacto na Coreia do Norte”, disse Donald Trump na sua página do Twitter, acrescentando que “agora o ‘rocket man’ quer conversar com a Coreia do Sul pela primeira vez”, referindo-se ao líder norte-coreano.

Kim Jong-un utilizou os Jogos Olímpicos de Inverno, que se vão realizar na vizinha Coreia do Sul, para tentar um reatamento das relações, por forma a permitir a participação de uma comitiva norte-coreana nesta competição desportiva.

A Coreia do Sul já reagiu, com fonte governamental a dizer que “esperemos que Sul e Norte se possam sentar, frente a frente, para debater a participação da Coreia do Norte nos jogos de PyeongChang, tal como outras questões de interesse mútuo para melhorar as relações intercoreanas”.

Descomplicador:

Donald Trump já reagiu à mensagem de final de ano de Kim Jong-un, que pediu uma reunião com a Coreia do Sul para abordar a participação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *