Corrente do CDS quer distinguir Adelino e Adriano Moreira no Congresso

A corrente interna do CDS designada Esperança em Movimento, quer distinguir Adelino Amaro da Costa e Adriano Moreira no próximo congresso do partido, agendado para Março. A tendência interna quer atribuir o título de presidente emérito a Adelino Amaro da Costa e de presidente de honra a Adriano Moreira.

 

“Um partido tem de ter orgulho na sua existência e na sua história, não podemos invocar a resistência ao cerco pela esquerda violenta do Palácio de Cristal no Porto ou o facto de termos sido o único partido a votar contra a constituição socialista/ marxista e não termos no site do partido toda a nossa história, os protagonistas, as figuras todas que fizeram o CDS acontecer ao longo destes 40 anos”, justificou Abel Matos Santos, ao jornal Público.

Ao mesmo jornal, o porta-voz da tendência interna do CDS explica que a atribuição deste título a Adelino Amaro da Costa “é algo que todos os militantes e portugueses, mesmo os que não são do CDS, verão com naturalidade e como elementar acto de justiça”, acrescentando que, quanto a Adriano Moreira, “representa bem a matriz personalista humanista de inspiração cristã do CDS”.

A tendência Esperança em Movimento quer ainda ver as fotografias dos líderes de volta à entrada da sede, bem como os nomes dos 27 fundadores do partido expostos na entrada do “quartel-general” do partido. Este conjunto de propostas vão ser apresentadas no congresso do partido a realizar em Março, que deverá dar um segundo mandato a Assunção Cristas.

Descomplicador:

A tendência interna do CDS, Esperança em Movimento, quer atribuir a Adelino Amaro da Costa o título de presidente emérito e a Adriano Moreira o título de presidente de honra, distinguindo assim duas das maiores figuras dos centristas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *