Ex-Ministra da Educação candidata a reitora do ISCTE

A ex-Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, é candidata a reitora do ISCTE. A antiga ministra do executivo de José Sócrates candidatou-se a um cargo que nunca foi ocupado por uma mulher, mas, curiosamente, foi alvo de uma avaliação negativa por parte da universidade.

A candidatura para o mandato 2018 a 2022 foi formalizada ontem, segundo avança o Expresso, apesar da polémica com o último processo de avaliação de Maria de Lurdes Rodrigues, que recebeu uma nota negativa, devido ao não preenchimento da plataforma. A ex-ministra alega que “não preenchi a plataforma por problemas de saúde incapacitantes de que os responsáveis da instituição não quiseram tomar conhecimento”, tendo sido uma das seis notas negativas entre os 289 docentes avaliados.

Apesar disso, Maria de Lurdes Rodrigues decidiu mesmo avançar, procurando também “com esta candidatura, dar uma oportunidade à promoção da igualdade de género”, numa instituição que nunca foi liderada por uma mulher.

O prazo limite para apresentação de candidaturas terminou ontem e o edital com as candidatura validades será afixado a 24 de Janeiro. A audição dos candidatos está marcada para dia 8 de Fevereiro e a eleição em Conselho Geral para o dia 9 de Fevereiro. O presidente da Comissão Eleitoral é Jorge Wemans, ex-director da RTP e antigo Provedor do Telespectador da RTP.

O actual reitor do ISCTE é Luis Antero Reto, que foi director do ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, antes de assumir o cargo de reitor no ISCTE.

Descomplicador:

Maria de Lurdes Rodrigues, ex-Ministra da Educação, vai candidatar-se a reitora do ISCTE, procurando assim ser a primeira mulher a liderar esta instituição de Ensino Superior de Lisboa. Maria de Lurdes Rodrigues foi no entanto alvo de uma polémica com a sua avaliação no ano passado.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *