Líder do Ciudadanos na Catalunha ainda tem esperança em formar governo

Inês Arrimadas, cabeça-de-lista do Ciudadanos na Catalunha, ainda mantém a esperança de poder formar governo, caso a solução que Carlos Puigdemont procura acabe por falhar. Arrimadas criticou recentemente a postura do PSOE e do PP na região e deixou a garantia de de que “não vão conseguir a independência”.

“Não desisti de [tentar formar governo], antes que haja novas eleições. Calma, isto acabou de começar. Nunca dissemos que não íamos tentar. Esta sensação de urgência existe porque o PP e o PSOE vieram pedir para tomar posse no dia seguinte às eleições. Porquê? Porque assim não se fala do resultado desastroso que tiveram”, disse Inês Arrimadas ao El País.

No entanto a vencedora das eleições regionais não quer dar passos em falso e só avança caso a solução dos independentistas acabe por falhar. “Se não forem capazes [de formar governo] — e há muitas hipóteses de não o conseguirem — teremos a obrigação de propor uma alternativa e é isso que vamos fazer”, garantiu.

Ainda assim, as maiores criticas de Inês Arrimadas foram dirigidas ao PSOE e ao PP, partidos que preferem a via constitucional, mas que “estão mais apostados numa estratégia partidária do que numa estratégia [a favor] dos constitucionalistas. Se o PP e o PSOE estivessem a pensar mais no constitucionalismo do que em jogos partidários, não teriam essa estratégia. As estratégias seguidas pelo PP e pelo PSOE têm sido desastrosas para o constitucionalismo na Catalunha”.

Descomplicador:

Inês Arrimadas, vencedora das eleições regionais da Catalunha, criticou em entrevista ao El País a postura do PSOE e do PP na procura de uma solução para o executivo e diz ainda ter esperança de formar governo caso Puigdemont falhe a sua solução.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *