Coreias restabelecem comunicações militares

A ligação telefónica militar entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte vai ser reaberta dois anos depois de terem terminado todas as conversações bilaterais entre os dois países. No seguimento da reunião por causa da participação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno, as relações parecem estar a passar por melhores dias.

Depois da aberta de um canal de comunicação civil, fonte sul-coreana avançou que hoje, após a primeira conversação bilateral, foi decidido retomar a linha telefónica militar entre os dois países. Esta linha de conversação destina-se a comunicações acerca de operações militares junto ao Mar Amarelo.

A linha de comunicação será inaugurada já amanhã, Quarta-feira, com Seul e Pyongyang a aproximarem-se pela primeira vez ao fim de dois anos turbulentos, devido ao alegado crescimento do programa nuclear norte-coreano.

Depois de Kim Jong-un dizer na mensagem de final de ano que pretendia uma melhoria de relações com a Coreia do Sul, parecem estar para já criadas as condições para essa melhoria, com a primeira reunião ao mais alto nível e com o restabelecimento das linhas de comunicação.

A Coreia do Norte pretende participar nos Jogos Olímpicos de Inverno, que decorrem em PyeongChang, com atletas, treinadores, altos funcionários da administração central e ainda uma equipa de animação. Para já só é conhecida a participação de uma dupla de patinadores norte-coreanos.

Descomplicador:

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul vão restabelecer a linha de conversações militares já amanhã. A decisão surgiu depois da primeira reunião bilateral em dois anos, devido à participação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *