João Lourenço espera que “Zedu” cumpra promessa de saída

Numa inédita conferência de imprensa sobre os 100 dias da sua liderança, João Lourenço, presidente angolano, falou sobre o seu antecessor e ainda presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos. João Lourenço garante não existir crispação entre os dois líderes.

“Só a ele compete dizer se o fará, se vai cumprir com esse compromisso. Quando isso vai acontecer, só a ele compete dizer”, disse João Lourenço sobre a promessa de José Eduardo dos Santos de sair em 2018.

Ainda assim, João Lourenço afastou qualquer sinal de crispação entre si e José Eduardo dos Santos, mantendo-se confortável com a actuação situação do MPLA. Conhecido como o “exonerador implacável” nestes primeiros 100 dias de executivo, João Lourenço já afastou inclusive a filha de “Zedu”, Isabel dos Santos, da liderança da Sonangol.

José Eduardo dos Santos mantém-se como presidente do Movimento pela Libertação de Angola (MPLA), embora tenha garantido sair durante o ano de 2018. As exonerações de figuras do regime por parte de João Lourenço fizeram a sua imagem pública subir em flecha nos últimos meses.

Descomplicador:

João Lourenço deu uma inédita conferência de imprensa para assinalar os 100 dias da sua liderança onde disse estar confortável com a actuação de José Eduardo dos Santos enquanto presidente do MPLA e não mostrando preocupação com a data de saída de “Zedu”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *