CCB recebe conferência sobre democracia europeia

O Centro Cultural de Belém vai receber nos dias 7 e 8 de Abril de 2018 a Conferência Ulisses, uma conferência internacional sobre «Democracia Europeia: uma ideia cujo tempo chegou?». O tópico justifica-se pelo lançamento em simultâneo de diversos processos de reflexão sobre o futuro da União Europeia.

Em 2018, a União Europeia vai desenvolver o processo do Livro Branco sobre o futuro da UE, nas comemorações do Tratado de Roma em Março de 2017; o Processo de Bratislava, lançado pelo Conselho Europeu na sequência do referendo do Brexit no Reino Unido; e o processo das «Convenções democráticas da UE», sugerido pelo Presidente de França Emmanuel Macron em discursos recentes em Atenas e Paris, prometido para o primeiro semestre de 2018 e que não parece ter um formato fixo.

Assim, esta conferência contará com um público misto, especialista e generalista, das artes e das ciências, apenas observador ou participante, contando com oradores consagrados e com jovens entusiastas, tendo como objectivo “irradiar a partir de Portugal pensamento de relevância global”.

A participação nesta conferência, cujo comissário é o ex-eurodeputado Rui Tavares, está aberta a 15 a 25 jovens, que serão seleccionados através de um concurso de ensaios escritos ou gravados para ajudar a moldar o debate sobre a Europa e o seu futuro no mundo.

Os jovens participantes neste concurso terão um papel activo no desenrolar das discussões e na redacção de um jornal sobre as consequências da conferência no dia da Europa, 9 de maio de 2018. Os ensaios seleccionados, em texto, áudio ou vídeo, serão premiados um Cartão CCB Jovem  e uma viagem a Bruxelas no segundo trimestre do ano de três dias para visita às instituições europeias, com deslocação e estadia pagas.

Para concorreres, consulta ESTE link.

Descomplicador:

O Centro Cultural de Belém recebe em Abril uma conferência sobre a democracia na União Europeia, cujo comissário será o ex-eurodeputado Rui Tavares. A participação como orador está aberta a 15 a 25 jovens, que para além da participação, ganham também uma viagem a Bruxelas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *