Reitores confiantes no compromisso do Ministro do Ensino Superior

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) esteve reunido ontem na Universidade de Lisboa e depois do encontro seguiu directamente para o Palácio das Laranjeiras, onde esteve com o Ministro da tutela, Manuel Heitor, numa “reunião de urgência”.

Manuel Heitor

António Fontainhas Fernandes, presidente do CRUP e reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, não falou aos jornalistas entre as duas reuniões, mas no fim destacou o compromisso de Manuel Heitor sobre o cumprimento do pagamento da dotação adicional de 2017 às instituições de ensino superior portuguesas.

“[O ministro] reafirma que o Governo vai cumprir o acordo, que é a da maior importância para a estabilidade do sistema de Ensino Superior a nível nacional e, portanto, vou dar nota disto aos meus colegas e muito em breve estará encerrado este dossier”, disse Fontainhas Fernandes à saída da reunião com Manuel Heitor, já depois das 21h.

Em causa está o pagamento de seis milhões de euros, como dotação adicional para as universidades, um valor que consideram ser insignificante no peso orçamental do Estado. Na semana anterior o CRUP tinha estado reunido com o Ministério das Finanças, numa reunião com poucos avanços, que os reitores consideraram ter sido “demasiado técnica”.

Descomplicador:

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas esteve ontem reunido com o Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, para abordar a dotação orçamental prometida às universidades em 2017, na ordem dos seis milhões de euros.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *