Eleições PSD: Urnas abertas das 14h às 20h

Estão a chegar mais umas eleições directas do Partido Social Democrata, depois de meses de campanha por parte de Rui Rio e de Pedro Santana Lopes. Um deles será a partir de Sábado à noite, 13 de Janeiro, o líder dos sociais-democratas e o líder da oposição.

Caso sejas militante do PSD, para poderes votar, há alguns pormenores que é importante saberes. A eleição directa do presidente da Comissão Política Nacional decorre em simultâneo com a eleição dos delegados ao 37º Congresso Nacional, das 14h00 às 20h00.

No boletim de voto para a escolha do novo líder social-democrata constam o nome e a fotografia de cada candidato. O Conselho de Jurisdição Nacional assegura a transparência, garante a imparcialidade e fiscaliza a regularidade do processo eleitoral. A partir das 20h00, os Presidentes de Mesa da Assembleia de Secção comunicam os resultados à sede nacional e entregam ao Conselho de Jurisdição Distrital o original das atas de apuramento dos resultados.

Na São Caetano à Lapa estarão ainda a Comissão Eleitoral, constituída pelo Secretário-geral e um membro de cada candidatura, assim como membros da Mesa do Congresso e do Conselho de Jurisdição Nacional. Cabe aos dois últimos fazer uma declaração a proclamar os resultados.

No total, o Partido Social Democrata tem um total de 70 385 militantes activos com quotas pagas, que poderão votar nas 396 mesas de voto em Portugal continental, Açores, Madeira, Europa e Fora da Europa.

Descomplicador:

O PSD vai a eleições este Sábado, com 70385 militantes a poderem votar nas 396 meses distribuídas pelo país, pela Europa e pelo mundo. As urnas estão abertas das 14h às 20h.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *