Puigdemont estuda possibilidade de ser investido por Skype

Carlos Puigdemont já chegou a acordo para ser novamente investido presidente da Generalitat, o governo regional da Catalunha, no entanto está a estudar a possibilidade de o fazer por video-conferência a partir de Bruxelas, uma solução que gera várias dúvidas.

Os partidos independentistas já chegaram a acordo para eleger a Mesa do Parlamento, mas estão ainda a estudar a forma de investir Carlos Puigdemont como presidente do governo regional. O Juntos Per Catalunha quer que Puigdemont possa tomar posse por video-conferência ou então que a sua intervenção seja lida por outro deputado em sua representação.

A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) está a consultar os serviços jurídicos, por forma a saber qual a melhor forma de garantir a tomada de posse de Puigdemont. A ERC e o Juntos Per Catalunha vão distribuir quatro lugares da Mesa do Parlamento entre si, enquanto outros três lugares ficarão a cargo do bloco constitucional.

A liderança da Mesa vai assim manter-se na Esquerda Republicana, mas não em Carmo Forcadell, que enfrenta vários processos legais pela postura adoptada na legislatura anterior, onde foi um dos motores do movimento independentista.

Quanto à investidura de Puigdemont, embora nada diga que o líder tem que estar presente, a decisão pode caber assim à Mesa do Parlamento, apesar de o Partido Popular garantir que se vai opor a qualquer alteração regimental neste sentido, pretendendo criar um acordo com o Ciudadanos e o Partido dos Socialistas Catalães, por forma a evitar uma investidura à distância.

Descomplicador:

O Juntos per Catalunha e a Esquerda Republicana da Catalunha estão à procura de uma forma de garantir a investidura de Carlos Puigdemont à distância, seja por video-conferência seja por representação de outro deputado. Ainda assim, o bloco constitucional deve opor-se a este tipo de tomada de posse.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *