Angela Merkel e Martin Schulz chegam a acordo para governar

Angela Merkel, da CDU e Martin Schulz, do SPD chegaram a acordo para viabilizar a formação de um governo para a Alemanha, que será encabeçado por Angela Merkel. Martin Schulz deixou o Parlamento Europeu para se candidatar ao executivo alemão, onde será parceiro de coligação da chanceler.

O impasse que dura há mais de 100 dias chegou ao fim esta madrugada, segundo avança a agência Reuters, com Angela Merkel a conseguir por fim encontrar uma solução governativa depois de ter ganho as últimas eleições sem maioria absoluta.

Inicialmente, Angela Merkel tentou firmar uma coligação com os liberais e os ecologistas, mas o acordo acabou por não se conseguir firmar, levando assim Merkel a virar-se novamente para o SPD, com quem governou nos últimos quatro anos.

Quanto ao partido de Martin Schulz, que inicialmente disse não querer “deixar a oposição para os outros”, vai agora voltar à condição de parceiro de coligação, isto apesar de considerar Angela Merkel uma “uma aspiradora de ideias”.

Descomplicador:

Angela Merkel chegou a acordo com o SPD, de Martin Schulz, repetindo assim a coligação dos últimos quatro anos e conseguindo ao fim de mais de 100 dias condições para viabilizar um executivo com maioria absoluta.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *