Mário Centeno já tomou posse como presidente do Eurogrupo

O Ministro das Finanças de Portugal, Mário Centeno, tomou posse como presidente do Eurogrupo ao final da manhã de hoje na Embaixada portuguesa em Paris, recebendo das mãos de Jeroen Dijsselbloem o sino com que tradicionalmente se iniciam as reuniões.

“Temos uma janela de oportunidade única para aprofundar a união económica e monetária, tornando a nossa moeda comum mais resistente a futuras crises”, disse Mário Centeno na tomada de posse, garantindo ainda que, “não se poupará a esforços para encontrar os consensos necessários”.

Já o presidente cessante, Jeroen Dijsselbloem, disse estar confiante nas capacidades de Mário Centeno para dar continuidade às reformas da união económica e monetária da União Europeia. Dijsselbloem disse em jeito de balanço que, “foram tomados passos decisivos para fortalecer a união monetária, nomeadamente a união bancária”.

A primeira reunião liderada por Mário Centeno vai decorrer no dia 22 de Janeiro, e o Ministro das Finanças português tem vários dossiers pendentes, uns mais adiantados e outros mais atrasados. A criação do Fundo Monetário Europeu ou de um Ministro das Finanças Europeu são alguns dos pontos em destaque nos próximos meses.

Descomplicador:

Mário Centeno tomou hoje posse como presidente do Eurogrupo, mostrando-se confiante na “janela de oportunidade única para aprofundar a união económica e monetária, tornando a nossa moeda comum mais resistente a futuras crises”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *