António Costa com encontro marcado com João Lourenço

O Primeiro-Ministro, António Costa, disse no Sábado, à entrada da Comissão Nacional do Partido Socialista, que tem um encontro agendado com o presidente angolano, João Lourenço e que ambos estão cientes da existência de um problema entre os dois países.

O encontro vai decorrer na Suíça, no Fórum Económico Mundial de Davos, reforçando no entanto que não existe um problema politico entre Portugal e Angola. “Tenho um novo encontro marcado para Davos dentro de duas semanas. Portanto, as relações entre Portugal e Angola vão decorrer com toda a normalidade possível, num contexto em que há um problema”, disse António Costa.

António Costa esteve reunido com João Lourenço em Dezembro, num encontro que diz ter sido “uma reunião frutuosa, onde ficou claro que não há nenhum problema entre Portugal e Angola dos pontos de vista económico e político”, não deixando de acrescentar que “há uma questão que transcende o poder político, que não diz respeito ao Presidente da República, ao Governo ou à Assembleia da República. É um tema da exclusiva responsabilidade das autoridades judiciárias”, referindo-se ao caso de Manuel Vicente, ex-vice-presidente angolano.

O líder do executivo frisou novamente que o que existe entre os dois países é, “uma questão que Angola identificou muitíssimo bem, de uma forma muito precisa e que é da exclusiva responsabilidade das autoridades judiciárias portuguesas”, sem adiantar a reacção de João Lourenço a este caso, que foi comentado na conferência de imprensa dos 100 dias de João Lourenço como presidente angolano.

Descomplicador:

O Primeiro-Ministro, António Costa, revelou que tem um encontro marcado com o presidente angolano, João Lourenço, para o Fórum Económico Mundial, em Davos. António Costa diz que ambos os países reconhecem a existência de um problema, mas que não é de ordem politica.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *