Ciudadanos já lidera as sondagens em Espanha

O Ciudadanos já lidera algumas sondagens em Espanha. O “efeito Arrimadas” está a fazer efeito a nível nacional, com o partido de Alberto Rivera a liderar já alguns estudos de opinião a nível nacional.

 

O El Pais e o ABC publicaram já sondagens que dão o Ciudadanos no topo das preferências dos espanhóis. A mais recente, publicada pelo jornal ABC, aponta para a duplicação do resultado obtido nas últimas legislativas, com uma subida dos 13,1% para os 26,2%.

Esta percentagem iria atribuir ao Ciudadanos 86 a 90 deputados, o que os tornaria no partido “pivot” da politica espanhola. Na prática, seria Alberto Rivera a escolher que tonalidade queria dar ao executivo espanhol, se virando à esquerda para o PSOE ou para a direita para o Partido Popular, do actual Primeiro-Ministro, Mariano Rajoy.

O estudo aponta para uma diferença de 400 mil votos entre o Ciudadanos e o Partido Popular. A sondagem indica ainda o quase desaparecimento do Unidos Podemos, de Pablo Iglesias, que perderia inúmeros assentos parlamentares para o PSOE de Pedro Sanchez.

Descomplicador:

O Ciudadanos está a sofrer a nível nacional o “efeito Arrimadas”, a cabeça-de-lista na Catalunha, aparecendo já em primeiro lugar nas sondagens e relegando o PP e o PSOE para os lugares seguintes, podendo tornar-se no partido “pivot” em Espanha.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *