Orçamento português é menos transparente do que o russo e o brasileiro

O Institute of Public Policy (IPP) divulgou os resultados do Inquérito sobre o Orçamento Aberto, que revela que o Orçamento do Estado português é menos transparente do que o da Rússia ou o do Brasil. Portugal aparece em 22º lugar, num ranking com 115 países.

O estudo que diz respeito ao Orçamento de 2016, analisou os dados divulgados durante o ano de 2017 e revela uma melhoria face aos orçamentos dos governos PSD e CDS, embora garante que o executivo nacional passou “à tangente” no teste. O Orçamento de 2016 diz já respeito à governação de António Costa e do Partido Socialista.

O estudo do Institute of Public Policy, que em Portugal funciona em parceria com o ISEG, avalia as “oportunidades concedidas aos cidadãos para participar no processo de decisão sobre os recursos públicos”, que considera ser “muito escassa” em Portugal.

Portugal obteve uma classificação de 66% num estudo que “avalia e classifica o desempenho de 115 países em três domínios fundamentais: transparência, participação pública e fiscalização do processo orçamental”.

A divulgação deste estudo ressalva no entanto que o resultado de Portugal “é substancialmente superior ao resultado médio mundial, de 42 pontos”. Na Europa, “os países nórdicos lideram as classificações como os melhores países em transparência orçamental”.

Descomplicador:

Portugal obteve uma classificação de 66% num estudo que “avalia e classifica o desempenho de 115 países em três domínios fundamentais: transparência, participação pública e fiscalização do processo orçamental”, ficando atrás de países como a Rússia e o Brasil.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *