Secretários de Estado de Sócrates acusados de peculato

José Conde Rodrigues e José Magalhães, antigos Secretários de Estado nos executivos de José Sócrates, foram hoje acusados da utilização de fundos indevidos, ou em linguagem penal: peculato. Os antigos governantes estão acusados de terem utilizado cartões de crédito para benefícios pessoais.

“No essencial ficou suficientemente indiciado que os arguidos, que exerceram funções de Secretários de Estado do Governo em causa, utilizaram os cartões de crédito que lhes foram atribuídos para fins públicos em benefício próprio, adquirindo bens para uso pessoal, nomeadamente adquiriram livros e revistas que não se enquadravam no âmbito funcional ou de serviço, quer pela sua temática, quer pela sua natureza, que não reverteram a favor do Estado, produzindo no erário público prejuízo pecuniário”, diz a Procuradoria Distrital de Lisboa, em comunicado.

Segundo a revista Sábado, José Conde Rodrigues gastou mais de 14 mil euros em livros e revistas, enquanto José Magalhães terá gasto cerca de 400 euros no mesmo tipo de produtos. Os dois governantes ficaram assim sujeitos a termo de identidade e residência enquanto aguardam o julgamento.

À TVI, José Magalhães recusou as acusações e disse que “todas as declarações serão prestadas na sede própria e em devido tempo”. José Magalhães foi Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna e mais tarde da Justiça e da Modernização Judiciária, enquanto José Conde Rodrigues foi Secretário de Estado Adjunto e da Justiça.

Descomplicador:

José Conde Rodrigues e José Magalhães, ex-Secretários de Estado dos governos de José Sócrates, foram hoje acusados do crime de peculato, devido à utilização de cartões de crédito de uso público para fins pessoais.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *