Bloco e PCP querem Educação Física a contar para a média

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português querem reverter a medida implementada pele ex-ministro Nuno Crato de retirar a nota de Educação Física da contabilização da média final para acesso ao ensino superior. Esta é uma medida apoiada pelas associações e federações do sector.

O partido liderado por Catarina Martins alega uma “acentuada desvalorização a partir de 2012, não só face às outras disciplinas que compõem o currículo do ensino secundário, mas também em termos da percepção social do valor da Educação Física como disciplina estruturante da formação das atitudes e dos comportamentos dos jovens nesta importante fase da sua vida”.

O PCP segue a mesma linha ao dizer que “as alterações aprovadas pelo Governo da altura relativas à disciplina de Educação Física (redução da carga horária no 3º ciclo, não consideração da disciplina de Educação Física como disciplina a integrar as médias globais do aluno) foram profundamente criticadas pela comunidade educativa, docentes do ensino superior – incluindo professores catedráticos – investigadores, estudantes, atletas e estruturas associativas e representativas do sector”.

Apesar da reversão desta medida ter sido já anunciada pelo Secretário de Estado da Educação, João Costa, a mesma ainda não foi implementada. O PCP e o Bloco pedem assim que a sua implementação seja acelerada e o PCP pede ainda um reforço da carga horária nos 2º e 3º ciclos.

Descomplicador:

O PCP e o Bloco de Esquerda querem que o executivo acelere o processo de reversão da medida implementada por Nuno Crato e reponha a “dignidade” da disciplina de Educação Física, contabilizando-a novamente para a média de acesso ao ensino superior.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *