Barroso quebrou promessa de não fazer lobby em Bruxelas

O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, quebrou a promessa de não fazer lobby junto de Bruxelas, que tinha feito aquando do comité ad-hoc criada para analisar o seu emprego na Goldman Sachs.

“De facto, encontrei-me com o Dr. Barroso da Goldman Sachs no Hotel Silken Berlaymont em Bruxelas, a 25 de Outubro de 2017” esclareceu o Comissário Europeu Jyri Kaitanen, responsável pelo Emprego e Crescimento.

Ora este encontro viola a promessa feita por Durão Barroso quando aceitou a posição na Goldman Sachs e onde deu a garantia de que não faria lobby junto de instituições europeias, devido à posição que tinha ocupado anteriormente.

Kaitanen diz que o encontro foi sobre defesa e comércio e diz não ter tirado notas da reunião por não ser seu hábito. O Comissário esclarece ainda que o encontro decorreu apenas consigo e com Durão Barroso.

O comité de ética ad-hoc criado para analisar a posição de Durão Barroso concluiu na altura de que o ex-comissário não violava qualquer norma, embora tenha dito que a decisão não foi sensata, tendo ainda registado “o compromisso de Barroso de não fazer lobby em nome da Goldman Sachs“.

O porta-voz da Comissão Europeia esclareceu na conferência de imprensa desta manhã que, “nenhuma regra foi violada” neste encontro entre ambos.

Descomplicador:

Durão Barroso quebrou uma promessa feita à Comissão Europeia de não realizar lobby junto das instituições europeias. O ex-presidente da Comissão reuniu-se com o Comissário Europeu para o Emprego e para o Crescimento em nome da Goldman Sachs.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *