Coreia do Norte disposta a abandonar armamento nuclear

A Coreia do Norte transmitiu à delegação da Coreia do Sul de que está disposta a abandonar o armamento nuclear, segundo avança o comunicado assinado pelo presidente sul-coreano. A delegação da Coreia do Sul segue agora para os Estados Unidos da América.

“A Coreia do Norte declarou claramente a sua vontade de desnuclearização”, disse Moon Jae-In, acrescentando que, “ficou claro que não há motivos para continuarem a possuir armamento nuclear se a ameaça militar ao Norte for eliminada e a sua segurança garantida”.

A informação é citada pelo New York Times e surge vinda directamente do presidente da Coreia do Sul, no rescaldo da visita da delegação sul-coreana a Pyongyang. As duas coreias acordaram ainda a realização de uma cimeira em finais de Abril, na fronteira entre os dois países.

Apesar da informação ainda não ter sido confirmada pela Coreia do Norte, a Agência Central de Noticias norte-coreana dá conta da “vontade firme” de Pyongyang de “avançar vigorosamente” na relação entre os dois países que culmine na reunificação das coreias.

A delegação da Coreia do Sul segue agora para Washington, para colocar os Estados Unidos da América ao corrente das conversações.

Descomplicador:

O New York Times diz que a Coreia do Sul está disposta a avançar para o desarmamento nuclear caso a sua segurança seja garantida. Esta é a primeira vez que Pyongyang avança tanto numa conversação, apesar da informação não ter sido ainda confirmada oficialmente.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *