Rio cria governo-sombra que não se chama governo-sombra

Rui Rio vai dinamizar dentro da estrutura do Partido Social Democrata o Conselho Estratégico Nacional, que é na verdade um governo-sombra, sem se chamar governo-sombra. David Justino, ex-Ministro da Educação, será o presidente do Conselho Estratégico.

O Conselho Estratégico Nacional vai ser sub-dividido em 16 área e cada área terá um chairman, com um perfil mais experiente e de idade avançada, e um porta-voz, mais jovem e em afirmação nacional nesse sector em particular. Estas áreas podem ainda ser replicadas por região, com cada distrito a ter o seu porta-voz e conselheiro para cada área.

As áreas representadas são: Relações Externas; Assuntos Europeus; Defesa Nacional; Finanças Públicas; Reforma do Estado e Descentralização; Segurança Interna e Protecção Civil; Justiça; Cidadania e Igualdade; Coesão do Território; Economia, Inovação e Internacionalização; Agricultura, Alimentação e Florestas; Ambiente e Natureza; Assuntos do Mar; Solidariedade e Bem-estar; Saúde; Educação, Cultura e Desporto; Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

Segundo o Observador, para já só é conhecido o nome do conselheiro para a agricultura, que será Arlindo Cunha, ex-ministro.

Esta medida é vista como uma “revolução no funcionamento do partido”, sendo que o objectivo de Rui Rio não é tirar poder aos deputados, mas sim poder complementar as posições do partido, com opiniões especializadas dentro dos temas.

Descomplicador:

Rui Rio vai dinamizar o Conselho Estratégico Nacional, em 16 áreas, que serão constituídas por um conselheiro e um porta-voz, com vista a “revolucionar o funcionamento do partido”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *