Mudança na administração Trump: Pompeo substitui Tillerson na diplomacia

Rex Tillerson, Secretário de Estado com a pasta da diplomacia nos Estados Unidos da América, foi hoje afastado pelo presidente, Donald Trump, e será substituído pelo director da CIA, Mike Pompeo. O anúncio foi feito por Trump através da sua conta oficial do Twitter.

Donald Trump anunciou a saída de Tillerson e a sua substituição por Mike Pompeo, anunciando ainda que Gina Haspel será a nova directora do serviço de inteligência norte-americano, sendo a primeira mulher a ocupar o lugar.

A saída de Rex Tillerson era esperada há muito e especula-se que as suas declarações sobre a morte de um espião russo tenham motivado essa saída. Ainda assim, a Casa Branca diz que a substituição se dá devido ao inicio do diálogo com a Coreia do Norte.

Segundo fontes próximas de Tillerson, o agora ex-Secretário de Estado não estava a par do seu afastamento, tendo tomado conhecimento pelo Twitter do presidente norte-americano. Mike Pompeo é um dos homens da confiança de Donald Trump desde o inicio do seu mandato.

Descomplicador:

Donald Trump afastou hoje, através da sua página no Twitter, o Secretário de Estado responsável pela politica externa, Rex Tillerson, substituindo-o por Mike Pompeo, director da CIA. A CIA será agora dirigida pela primeira vez por uma mulher: Gina Haspel.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *