Theresa May ordena expulsão de diplomatas russos

A Primeira-Ministra britânica, Theresa May, ordenou a expulsão de 23 diplomatas russos do Reino Unido, como medida de retaliação devido à suspeita de envolvimento das autoridades russas no ataque a Sergei Skripal, ex-espião russo.

Sergei Skripal e a filha foram vítimas de uma tentativa de homicídio no Reino Unido e encontram-se ambos em estado crítico, após terem sido expostos a uma substância tóxica. Apesar da Rússia ter negado, desde o dia do ataque, o envolvimento no caso, as autoridades do Reino Unido não aceitaram as justificações e Theresa May ordenou agora a expulsão de 23 diplomatas. Skripal é um ex-espião russo que cedeu detalhes das operações e identidades de outros espiões ao MI6, os serviços de informação britânicos.

No Parlamento, Theresa May disse que, “não há outro caminho que não concluir que a Rússia é culpa do crime de homicídio na forma tentada contra Sergei e Yulia Skripa — e por atentarem contra a vida de outros cidadãos britânicos”, garantindo assim que os diplomatas visados “têm uma semana para sair”.

A Primeira-Ministra diz ainda que “nas últimas vinte e quatro horas, falei com o Presidente Trump, a Chanceler Merkel e o Presidente Macron” e que todos concordaram em “cooperar activamente para responder a este acto bárbaro e defender a ordem internacional respeitando regras que a Rússia procura minar”.

Descomplicador:

A Primeira-Ministra britânica, Theresa May, ordenou a expulsão de 23 diplomatas russos do Reino Unido, devido ao envolvimento do país na tentativa de homicidio do ex-espião Sergei Skripal. Theresa May diz ainda ter já abordado a questão com outros parceiros europeus.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *