Rio com gabinete no Porto

O presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio, vai trabalhar a partir do Porto nalguns dias da semana, num gabinete que os sociais-democratas vão preparar na sede distrital do partido. Rui Rio mantém a sua habitação fixa no Porto e vai deslocar-se alguns dias por semana a Lisboa.

Segundo avança o jornal Público, Rui Rio vai ter um gabinete na sede distrital do PSD do Porto, ocupando o espaço de Bragança Fernandes, presidente da distrital, que passará para o gabinete do Secretário-Geral distrital.

Rui Rio vai assim receber diversas personalidades neste espaço, evitando a deslocação a Lisboa para reuniões oficiais, fomentando também a partir do Porto encontros com figuras e entidades da região, numa verdadeira descentralização partidária.

Para Bragança Fernandes, presidente da distrital, esta é “a maneira de termos o presidente do partido mais próximo de nós”, não acreditando num esvaziamento do seu poder enquanto líder distrital.

Rui Rio vai ainda fomentar uma descentralização a outros níveis, nomeadamente no que toca às reuniões dos órgãos nacionais do partido. O próximo Conselho Nacional do PSD, que vai ratificar o novo Secretário-Geral, José Silvano, deverá inclusive decorrer em Coimbra, deixando assim o “quartel-general” que se tornou o Hotel Sana em Lisboa.

Rio estreia-se no plano europeu

O líder do PSD estreia-se por estes dias no plano europeu, ao deslocar-se a Bruxelas para uma reunião do Partido Popular Europeu, aproveitando ainda para reunir com o Comissário Europeu, Carlos Moedas e com o eurodeputado Paulo Rangel, também vice-presidente do PPE. O presidente dos sociais-democratas jantou ainda com o grupo de eurodeputados do PSD.

Antes da cimeira do PPE, Rui Rio vai reunir com Joseph Daul, presidente do partido europeu que integra o PSD. Neste encontro estará também a chanceler alemã Angela Merkel, bem como figuras de primeiro plano da União Europeia como Jean Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, Donald Tusk, do Conselho Europeu e ainda António Tajani, do Parlamento Europeu.

Descomplicador:

Rui Rio vai montar um gabinete distrital do PSD do Porto, mantendo aí as reuniões oficiais com as personalidades da zona norte, bem como com as instituições, evitando viagens a Lisboa, onde estará sempre alguns dias por semana.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *