Puigdemont detido provoca protestos em Barcelona

Carlos Puigdemont foi detido ao final da manhã na fronteira entre a Alemanha e a Dinamarca, sendo presente a tribunal amanhã. A sua detenção provocou já várias manifestações em Barcelona, que resultaram também em vários detidos.

Puigdemont foi detido na tentativa de chegar a Hamburgo, para onde seguiria novamente para a Bélgica, onde tem estado exilado. Entretanto transportado para uma prisão no norte da Alemanha, o ex-líder da Catalunha será ouvido amanha num tribunal alemão.

O antigo líder da Generalitat, o governo catalão, deslocou-se à Finlândia para um conjunto de reuniões e para participar numa conferência na Universidade de Helsínquia, não sendo conhecido o seu paradeiro desde Sexta à noite. O El País diz, no entanto, que os passos de Puigdemont estavam a ser seguidos pelas Secretas espanholas desde Sexta-feira.

Esta detenção ocorre poucos dias depois de Espanha ter ordenado a detenção de Jordi Turull, apontado como o próximo líder catalão e de outros quatro independentistas. Nessa mesma Sexta-feira, foram reativadas as ordens de detenção internacionais.

Detenção provoca protestos

A detenção de Carlos Puigdemont provocou já vários protestos em Barcelona, com milhares de manifestantes a encontrarem-se em frente à representação da Comissão Europeia na Catalunha.

Para além do grupo que se encontra em frente à representação da Comissão Europeia, um outro concentrou-se junto ao consulado da Alemanha na Catalunha, pedindo a libertação de Puigdemont e de outros cinco independentistas.

Descomplicador:

Carlos Puigdemont foi detido esta manhã na fronteira entre a Alemanha e a Dinamarca, levando à concentração de milhares de apoiantes junto à representação da Comissão Europeia na Catalunha e do consulado alemão em Barcelona.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *