Varoufakis lança partido contra a “escravatura da troika”

Yanis Varoufakis lançou ontem um novo partido na Grécia, cujo principal objetivo é “romper com a escravatura da troika”. No lançamento, Varoufakis não poupou o Primeiro-Ministro em funções, Alex Tsipras.

O MeRA25 pretende “resgatar a primavera grega”, para além de libertar o país da”escravatura da troika”. Foram estes os principais motes da apresentação, cujo principal protagonista foi o ex-ministro grego das finanças, Yanis Varoufakis.

Varoufakis não poupou nas críticas ao governo liderado por Alex Tsipras e à União Europeia. “Depois do 11 de setembro, a tortura passou a chamar-se ‘técnicas de interrogatório melhoradas’ e, em Bruxelas, chamaram [à monitorização pós-resgate] ‘vigilância melhorada’. Podiam ser mais imaginativos”, disse Varoufakis em tom irónico.

O popular ex-ministro das finanças criticou a postura de Tsipras face à União Europeia e à forma como explicou o processo da Troika aos gregos, dizendo que Tsipras “alimentou a mais tóxica das mentiras”.

Para Varoufakis, a saída da Grécia do programa de resgate não vai significar grandes mudanças, defendendo que o seu país não pode sequer desfrutar do nível de supervisão concedido a Portugal.

O MeRA25 nasce do movimento pan-europeu criado por Varoufakis, o DiEM 25 e será o “palco” para Yanis Varoufakis voltar a disputar um lugar de protagonista no panorama político da Grécia.

Descomplicador:

O ex-ministro das finanças da Grécia, Yanis Varoufakis, lançou ontem um novo partido, muito crítico da atuação de Alex Tsipras e que pretende resgatar o país da “escravatura da troika”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *