Candidatos à JSD defrontaram-se em debate

Decorreu ao inicio da tarde o debate entre Margarida Balseiro Lopes e André Neves, candidatos à liderança da Juventude Social Democrata, promovido pelo Sapo24. André Neves partiu ao ataque e Margarida Balseiro Lopes acusou o seu opositor de ter sido um “vice-presidente fantasma” nos últimos anos.

Dois membros da atual direcção vão lutar pela liderança da JSD nos próximos dias 13, 14 e 15 de Abril, na Póvoa do Varzim. Neste frente-a-frente, promovido pelo Sapo24, André Neves começou por falar do caso que envolve a recusa de uma lista de delegados na concelhia de Lisboa, com Margarida Balseiro Lopes a entender que as questões internas se devem resolver nos órgãos próprios da estrutura.

Sobre a evolução da estrutura, André Neves considera que a JSD “está pior do que há quatro anos atrás”, levando Margarida Balseiro Lopes a admitir que “não está melhor”. A candidata, que é a atual Secretária-Geral acusou André Neves de ter sido um “vice-presidente fantasma”, acrescentando que “os locais por onde andei são públicos”. O seu opositor, actual vice-presidente da JSD, justificou algumas ausências com a sua vida profissional e com o facto de estar a 300kms de Lisboa.

Quanto a ideias para a estrutura, André Neves pretende levar a cabo um concurso interno para definir os candidatos da JSD a deputados, batendo-se ainda pela reactivação das concelhias e da distrital de Beja, algo que Margarida Balseiro Lopes diz ter batalhado muito nos últimos anos. No Ensino Superior, ambos os candidatos mostraram-se a favor dos doutoramentos no ensino politécnico.

No que toca às questões fracturantes, André Neves preferiu resguardar-se e remeter a posição da JSD para a decisão de referendos internos, que pretende realizar num conjunto de assuntos, enquanto Margarida Balseiro Lopes mostrou-se, por exemplo, favorável à liberalização da cannabis mas com algumas reservas no que toca à regulação.

O congresso para eleição do próximo presidente da JSD decorre entre os dias 13 e 15 de Abril, na Póvoa do Varzim. As eleições para os delegados, que vão votar no próximo líder, já decorreram.

Descomplicador:

Margarida Balseiro Lopes e André Neves estiveram frente-a-frente, num debate promovido pelo Sapo24, com André Neves a criticar a falta de evolução da estrutura e com Margarida Balseiro Lopes a apontar a ausência de André Neves nos últimos anos.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *