Líder e porta-voz do Podemos vão ser pais. Partido discute substituição durante as licenças

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, vai ser pai de gémeos com a porta-voz do partido, Irene Monteiro. Em Espanha, o partido já discute quem vai assegurar a substituição de duas das maiores figuras, durante a utilização das licenças parentais.

A porta-voz do partido anunciou a boa-nova ao escrever no seu Facebook que, “Pablo e eu escolhemos um caminho que nos próximos meses irá agitar as nossas emoções, transformar o meu corpo e preencher as nossas vidas de beleza e de algumas noites sem dormir”.

Irene Monteiro e Pablo Iglesias nunca tinham falado abertamente sobre a relação, quebrando agora o tabu ao anunciarem a gravidez de gémeos. Em Espanha, a lei geral indica que a mãe tem direito a 18 semanas, por serem gémeos, enquanto o pai pode usufruir de quatro semanas, podendo gozar o período de ausência de forma alternada ou em simultâneo.

No Parlamento espanhol, não está previsto o voto delegável, pelo que esta gravidez pode representar uma ausência de quatro meses. Esta ausência coloca assim em discussão a substituição de Pablo Iglesias, bem como a sua sucessão no partido, tendo em conta que Irene Monteiro é apontada várias vezes como a sua sucessora, algo que os estatutos e regulamentos do Podemos não impedem.

Descomplicador:

Pablo Iglesias, líder do Podemos e Irene Monteiro, porta-voz, vão ser pais de gémeos, o que pode significar uma ausência do Parlamento de quatro meses. O partido discute a sua substituição, bem como a estratégia para o futuro, tendo em conta que Irene Monteiro é apontada várias vezes como sucessora de Iglesias.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *