Azeredo Lopes e Assunção Cristas “cruzam-se” em Angola

O Ministro da Defesa, Azeredo Lopes e a líder do CDS, Assunção Cristas, vão “cruzar-se” em Angola, onde terão uma agenda preenchida ao longo dos próximos dias. Depois de o processo de Manuel Vicente ter seguido para Angola, Portugal ensaia agora uma aproximação ao executivo de João Lourenço.

Azeredo Lopes já está em Angola desde Sábado, enquanto Assunção Cristas só aterrou esta Segunda-feira, com uma agenda mais politico-partidária. Azeredo Lopes encontra-se no país no âmbito de compromissos relacionados com a cooperação militar entre Portugal e Angola. A visita do Ministro da Defesa envolve ainda a assinatura do Programa-Quadro de Cooperação para 2018-2021.

Já Assunção Cristas vai estar na Universidade Agostinho Neto, para proferir uma palestra sobre a participação das mulheres na politica. Aproveitando a deslocação, Assunção Cristas agendou encontros com o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), a Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE) e ainda com a Organização da Mulher Africana.

Há dias atrás, a justiça portuguesa entendeu enviar o caso que envolve Manuel Vicente para a justiça angolana, levando assim a um aliviar da tensão entre os dois países. Imediatamente a essa decisão, Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Augusto Santos Silva reafirmaram a necessidade de aproximar os líderes dos dois países.

Descomplicador:

O Ministro da Defesa, Azeredo Lopes e a presidente do CDS, Assunção Cristas, estão em Angola em simultâneo. O Ministro da Defesa estará de visita ao país no âmbito de cooperações militares, enquanto a líder do CDS foi convidada para uma conferência na Universidade Agostinho Neto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *