Quim Torra é o sucessor de Puigdemont na Catalunha

Quim Torra é o sucessor de Carlos Puigdemont como presidente da Catalunha, tendo sido empossado hoje. Torra disse na tomada de posse que, “se hoje o senhor Rajoy me chamar, fico encantado por ir à Moncloa”.

O candidato proposta pelo Juntos pela Catalunha e pela Esquerda Republicana foi eleito com 66 votos a favor, 65 votos contra e quatro abstenções. Desde Dezembro de 2017 que a Generalitat procurava um novo presidente.

“Temos que reconhecer as lições aprendidas se queremos avançar. E qualquer independentista reconhecerá que houve erros”, disse Torra no discurso de tomada de posse, onde fez ainda um mea culpa por um conjunto de tweets xenófobos que publicou no passado.

Numa intervenção onde destacou por várias vezes a expressão “republica catalã”, Quim Torra foi mais longe e disse que, “o problema catalão não é somente um problema da liberdade da Catalunha, é também um problema da liberdade de Espanha. Mas ano após ano vimos como o Estado espanhol afogou o nosso futuro”. Assim, é de esperar que, apesar do maior consenso, a relação entre Madrid e Barcelona continue a ser tensa.

Descomplicador:

Quim Torra é o novo presidente do governo catalão, tendo sido empossado com 66 votos a favor, 65 contra e quatro abstenções. Quim Torra pediu desculpa por tweets xenófobos publicados no passado e disse estar disponível para ir a Madrid.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *