Ministro e China Three Gorges explicam reunião entre ambos

O semanário Expresso fez ontem manchete com uma reunião entre o Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira e a China Three Gorges, empresa que é cliente da sua antiga sociedade de advogados e que está em processo de OPA à EDP. Siza Vieira tinha já pedido escusa sobre temas eléctricos.

Pedro Siza Vieira tinha até pedido já escusa sobre assuntos relacionados com o sector eléctrico nacional, mas segundo o Expresso, a China Three Gorges, empresa que é cliente da Linklaters, sociedade de advogados da qual Siza Vieira foi sócio durante 16 anos, pediu um encontro com o ministro antes de avançar para a Oferta Pública de Aquisição à EDP.

Em reacção à noticia, a China Three Gorges esclareceu que na reunião com Pedro Siza Vieira, “como é óbvio, não foi nem poderia ter sido objeto de qualquer conversa com o Governo ou outras entidades o tema da oferta sobre a EDP”.

Já o Ministro Adjunto, enviou também um esclarecimento ao Expresso onde, entre outros, esclarece que, “nunca a CTG foi minha cliente. Na verdade, antes de ir para o Governo não tinha tido qualquer contacto com a referida empresa ou seus representantes” e que pediu escusa “em matérias relativas ao setor elétrico em que estive envolvido, que podem ter impacte na atividade das empresas do setor. (…) Antecipei, por isso, que a circunstância de o oferente ser assessorado pela minha antiga sociedade pudesse levar à tentativa de criar dúvidas sobre a imparcialidade do Governo neste processo”.

Descomplicador:

O Ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, esteve reunido com a China Three Gorges, cliente da sua antiga sociedade de advogados, antes do inicio do processo da OPA à EDP, da qual pediu escusa.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *