Morreu António Arnaut, o “pai” do Serviço Nacional de Saúde

Morreu António Arnaut, histórico militante do Partido Socialista e um dos fundadores do Serviço Nacional de Saúde. Em poucos minutos foram várias as mensagens a surgir, quer por via oficial, quer nas redes sociais, de militantes e dirigentes do PS, mas também de outras áreas partidárias.

Com 82 anos, António Arnaut foi Ministro dos Assuntos Sociais, fundador do Serviço Nacional de Saúde e co-fundador do PS, tendo morrido aos 82 anos de idade, em Coimbra, segundo avançou a Agência Lusa.

António Arnaut era presidente honorário do Partido Socialista desde 2006, tendo sido agraciado com Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Um dos primeiros passos politicos que deu foi colaborar na campanha de Humberto Delgado, contra Salazar.

António Costa foi dos primeiros a reagir, decretando luto partidário e dizendo que, “o PS está de luto com o falecimento de António Arnaut, nosso presidente honorário. Fundador do PS, militante dedicado, honrou-nos como deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República e como governante”, considerando que o seu nome, “será indissociável da concepção e criação do Serviço Nacional de Saúde, grande conquista do Portugal de Abril”.

Entre as primeiras reacções contam-se a da presidente do CDS, Assunção Cristas, do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

A Federação Distrital do Porto do Partido Socialista informou já que vai abrir a sua sede distrital, com bandeira a meia haste, onde estará à disposição um livro de condolências que será depois entregue à familia.

Descomplicador:

O fundador do Serviço Nacional de Saúde e co-fundador do Partido Socialista, António Arnaut, faleceu ao inicio da tarde, em Coimbra, com 82 anos de idade. Foi Ministro dos Assuntos Sociais e presidente honorário do PS desde 2006.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *