JSD promove 10 mesas redondas sobre transparência e combate à corrupção

A Juventude Social Democrata vai promover durante o mês de Junho, dez mesas redondas sobre o reforço da transparência e o combate à corrupção. As iniciativas decorrem em Lisboa e contam com nomes como Ana Gomes (eurodeputada do PS), Miguel Poiares Maduro, Elina Fraga, Manuela Moura Guedes e Guilherme Figueiredo (Bastonário da Ordem dos Advogados), são alguns dos nomes confirmados.

A estrutura social-democrata escolheu como sub-temas: o combate à corrupção e o Direito Penal (em especial, cooperação premiada e enriquecimento ilícito); a transparência e prevenção da corrupção nas entidades públicas, incluindo autarquias, bem como entidades participadas pelo Estado ou beneficiárias de apoios públicos de qualquer natureza; a transparência do processo decisório; a contratação pública incluindo parcerias público-privadas; o lobbying e transparência; a regulação; governance das sociedades; o ordenamento do território e o reforço da transparência na vida política.

Existirá ainda uma uma mesa final onde serão debatidas as propostas a apresentar ao Presidente do PSD, Rui Rio, e ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A primeira sessão vai decorrer na Terça-feira, 5 de junho, na sede do Conselho Nacional da Juventude e vai contar com a presença de Duarte Schmidt Lino (Advogado); Pedro Fontes Falcão (Gestor e docente universitário); Rui de Oliveira Neves (Advogado); Pedro Pais de Vasconcelos (Professor Universitário); Pedro Duarte (Diretor da Microsoft); e Cristina Vaz Tomé (Gestora), tendo inicio marcado para as 21h.

A corrupção tem sido um dos temas de bandeira de Margarida Balseiro Lopes, tendo sido o seu principal mote na intervenção no 25 de Abril. Todas as sessões vão ser transmitidas em directo na página do Facebook da Juventude Social Democrata. A agenda completa pode ser encontrada AQUI.

Descomplicador:

A JSD vai promover dez mesas redondas sobre a transparência e o combate à corrupção. A iniciativa começa hoje e conta com a presença de Pedro Duarte, mas nomes como Ana Gomes (eurodeputada do PS), Miguel Poiares Maduro, Elina Fraga, Manuela Moura Guedes e Guilherme Figueiredo (Bastonário da Ordem dos Advogados), também vão passar pelas mesas redondas.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *