Pedro Sanchez escolhe um astronauta para ministro

O novo Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sanchez, escolheu um ex-astronauta para Ministro da Ciência, Inovação e Universidades. Pedro Duque tem 55 anos e foi o primeiro espanhol a estar em órbita, tendo feito duas missões espaciais.

 

Natural de Madrid, Pedro Duque é engenheiro aeronáutico e tornou-se o primeiro espanhol a estar em órbita, ao serviço da Agência Espacial Europeia, onde realizou duas missões espaciais. Pedro Duque recebeu já o Prémio Principe das Astúrias, a Grã-Cruz de Mérito Aeronáutico e a Ordem da Amizade, atribuída por Boris Yeltsin.

Pedro Duque visitou o espaço pela primeira vez em 1998 e repetiu a experiência em 2003, onde esteve nove dias em órbita, tendo visitado a Estação Espacial Internacional, para uma mudança de tripulação.

Depois de deixar a Agência Espacial Europeia, Pedro Duque trabalhou no sector privado entre 2006 e 2011, sendo actualmente professor na Escola Técnica Superior de Engenheiros Aeronáuticos de Madrid.

Descomplicador:

O novo Primeiro-Ministro espanhol, Pedro Sanchez, escolheu o primeiro astronauta espanhol a entrar órbita para o cargo de Ministro da Ciência, Inovação e Universidades. Pedro Duque tem actualmente 55 anos e é engenheiro aeronáutico.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *