Ciudadanos e partido de Macron assinam acordo para as Europeias

O partido espanhol Ciudadanos e o partido francês En Marche assinaram um acordo para as próximas eleições europeias, formalizando assim uma candidatura conjunta. O acordo foi assinado em Madrid e é válido para as eleições de Maio de 2019.

O acordo foi assinado em Madrid, com o Ciudadanos a afirmar ter sido “o primeiro movimento político na Europea a apoiar Macron”. No entanto, a candidatura conjunta do Ciudadanos com o En Marche, o partido criado por Emanuel Macron, pode ainda incluir o Partido Democrático Italiano, do ex-PM, Matteo Renzi.

Emanuel Macron, presidente francês, diz que, “quer aglutinar os progressistas europeus, independentemente da sua origem política”, por entender que as próximas eleições europeias vão colocar frente-a-frente populistas e liberais progressistas.

A assinatura do acordo permitiu ainda ao líder do Ciudadanos, Alberto Rivera, “secar” a visita de Pedro Sanchez, primeiro-ministro espanhol, a França, ao ter sido assinado logo na semana seguinte à deslocação.

Descomplicador:

O partido espanhol Ciudadanos e o partido francês En Marche assinaram um acordo para uma candidatura conjunta às eleições europeias de Maio de 2019. O partido italiano de Renzi pode ainda juntar-se ao acordo.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *