Dirigentes associativos preocupados com decréscimo de candidaturas no Ensino Superior

Decorreu em Cascais no dia 1 e 2 de setembro mais um Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA), que reúne os dirigentes associativos do Ensino Superior. Na abertura de mais um ano letivo os estudantes manifestaram preocupação com o decréscimo de candidaturas e com a falta de dotação do Orçamento do Estado para o setor.

Segundo a nota difundida pela Federação Académica do Porto, “se politicamente a medida não era a mais adequada para a resolução da problemática [referindo-se à redução de vagas em Lisboa e Porto], a sua implementação foi mais desastrosa”.

O movimento associativo regista que mais de 50% das vagas retiradas a Lisboa e Porto foram aplicadas a Instituições de Ensino Superior do litoral, com o número de candidatos a registar um decréscimo de candidaturas ao Ensino Superior.

Outro dos pontos em destaque no encontro dos dirigentes associativos do Ensino Superior foi a falta de dotação do Orçamento do Estado para o setor.

Segundo o comunicado da FAP, “a contratação de docentes e investigadores não está sequer a 50% do cumprimento estabelecido” e “as linhas e programas de apoio à crise de alojamento estudantil ou tardam em chegar, ou são desajustadas”.

Os resultados do concurso de acesso ao Ensino Superior são conhecidos a 10 de setembro, segundo avança a Direção Geral do Ensino Superior.

Descomplicador:

Os dirigentes associativos do Ensino Superior estiveram reunidos para lançar mais um ano letivo e em conjunto criticam a falta de dotação do Orçamento do Estado para o Ensino Superior, bem como a implementação da medida do corte de vagas em Lisboa e no Porto.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *