Eleições Sporting: personalidades politicas nas listas

As eleições para os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal decorrem no próximo Sábado, 8 de setembro, e vão contar com a presença de seis listas, depois da desistência de Pedro Madeira Rodrigues. Nas listas validadas pelo clube, são vários os elementos que têm vida politica ativa ou que passaram por cargos politicos de relevo. Fica a saber quem são.

  • Lista A – João Benedito

O ex-guarda-redes de futsal do Sporting conta nas suas listas com a presença de cinco elementos ligados à vida politica. O candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Manuel Araújo, foi chefe de gabinete do Secretário de Estado do Desporto no executivo de Durão Barroso e é atualmente Secretário-Geral da Assembleia da República. O vice-presidente do mesmo órgão é Pedro Lynce, ex-Ministro da Ciência e do Ensino Superior. Ainda na Assembleia-Geral, Raul Castro, presidente da Câmara de Leiria, é candidato a secretário.

Noutros órgãos, Isabel Pires Marques, candidata a vogal do Conselho Fiscal e Disciplinar, é adjunta do Secretário de Estado das Infraestruturas, enquanto Gonçalo Sampaio, vogal do Conselho Diretivo, integra a administração do Instituto Sá Carneiro.

  • Lista B – José Maria Ricciardi

José Maria Ricciardi tem como candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral, o ex-Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, Miguel Frasquilho, que ocupou também vários cargos como adjunto e assessor de responsáveis governamentais. Ainda na Assembleia-Geral, o ex-deputado socialista e ex-líder da UGT, João Proença, é candidato a vice-presidente. Para secretário, concorre Paulo Simões Ribeiro, deputado do PSD desde 2011 e vereador na Câmara de Palmela.

  • Lista D – Frederico Varandas

O antigo responsável clinico do Sporting escolheu o atual presidente da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, para vogal do Conselho Diretivo.

Para o Conselho Fiscal e Disciplinar, Varandas conta com o deputado do PSD, Pedro do Ó Ramos, também para vogal.

  • Lista R – Rui Jorge Rego

Rui Jorge Rego conta apenas com o vereador da Câmara de Oeiras, Ângelo Pereira, como vice-presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar. Depois das cisões nas últimas autárquicas, Ângelo Pereira encabeçou a lista do PSD à autarquia de Oeiras.

  • Lista F – Dias Ferreira

O ex-comentador e advogado, Dias Ferreira, também só conta com uma figura da vida politica nacional. Sérgio Cintra, atualmente na mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, foi dirigente do PS de Lisboa e mandatário de Fernando Medina, sendo agora candidato a presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar.

  • Lista G – Fernando Tavares Pereira

O empresário Fernando Tavares Pereira conta com a presença de dois membros ligados ao Partido Socialista. Vitalino Canas, ex-Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, é candidato a presidente da Mesa da Assembleia-Geral, enquanto João Serrano, ex-deputado do PS e ex-presidente da Assembleia Metropolitana de Lisboa, é candidato a secretário da Mesa da Assembleia-Geral.

O Sporting sempre teve uma forte ligação à vida politica nacional, tendo como expoente máximo a presidência de Pedro Santana Lopes, em 1995, onde ficou por um ano, antes de se candidatar (e ganhar) à Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Descomplicador:

O Sporting vai a eleições dia 8 de setembro e são várias as figuras politicas com lugar nas listas. Dos mais jovens aos mais velhos, as listas integram assessores, adjuntos, deputados, autarcas, líderes e dirigentes partidários e até ex-ministros.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *