Rui Moreira afasta-se de Pedro Santana Lopes

Foi um tabu que Pedro Santana Lopes tentou alimentar durante o maior número de dias possível, mas o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, já veio a público afastar-se de qualquer ligação ao novo partido ex-Primeiro-Ministro, Aliança. “Quero ficar no Porto. Ponto”, disse Rui Moreira na sua página do Facebook.

Segundo avançou o jornal Expresso, depois de vários dias em que Santana Lopes tentou alimentar esse tabu, fonte próxima do líder da autarquia do Porto disse que, “Rui Moreira não se filiará no partido de Santana Lopes, não fará parte das suas listas e não quer ser associado a qualquer partido”, afastando assim qualquer hipótese de união ou de parceria.

Após a entrega das assinaturas no Tribunal Constitucional, Santana Lopes foi questionado sobre a hipótese de Rui Moreira ser o cabeça-de-lista da Aliança às eleições europeias, deixando essa porta entre-aberta. No entanto, também aí, Rui Moreira foi rápido a esclarecer o tema, tendo escrito na sua página do Facebook que: “Quero ficar no Porto. Ponto”.

Ainda segundo o Expresso, a estratégia conjunta de Rui Moreira e de Santana Lopes tem sido a de não se hostilizarem, por partilharem o mesmo adversário: Rui Rio. Ainda assim, Santana Lopes tem tentado mais que isso, procurando “cavalgar” a marca Rui Moreira, que é particularmente relevante no Porto.

Descomplicador:

Pedro Santana Lopes tentou manter durante o maior tempo possível o tabu sobre a proximidade de Rui Moreira ao seu novo partido, a Aliança. Ainda assim, o presidente da Câmara do Porto afastou essa hipótese, dizendo no seu Facebook que, “Quero ficar no Porto. Ponto”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *