Os encontros e desencontros de Marcelo e Cavaco nos últimos dias

O atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o seu antecessor em Belém, Aníbal Cavaco Silva, tiveram uma série de encontros e desencontros nos últimos dias, tudo devido à não recondução de Joana Marques Vidal na Procuradoria Geral da República.

  • A crítica de Cavaco

Foi Cavaco Silva a “abrir as hostilidades” nos mais recentes acontecimentos. O ex-Chefe de Estado considerou que a não recondução de Joana Marques Vidal foi, “talvez a mais estranha decisão da Geringonça”. O ex-Presidente da República falou à margem do congresso da Associação para o Desenvolvimento das Comunicações, mas as suas palavras não caíram bem em Belém, com Marcelo Rebelo de Sousa a responder.

  • A resposta de Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa entendeu as declarações de Cavaco Silva como dirigidas a si e disse que, “a nomeação da Procuradora-Geral da República foi uma decisão minha e de mais ninguém. Portanto, o que me está a dizer é que o Presidente Cavaco Silva, no fundo, disse que era a mais estranha decisão do meu mandato”.

O Presidente da República acrescentou ainda, num recado dirigido a Cavaco, que, “desde que tenho estas funções, não devo comentar nem ex-Presidentes, nem amanhã quando deixar de o ser, futuros Presidentes. Por uma questão de cortesia e de sentido de Estado”.

  • O breve encontro na NOVA SBE

Dias depois das troca de declarações, Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa marcaram presença na inauguração do campus da Universidade Nova de Lisboa, em Carcavelos. O ex-Presidente da República chegou primeiro e ainda cumprimentou Marcelo Rebelo de Sousa, mas teve que sair antes do discurso do atual Chefe de Estado, alegando que tinha a decorrer uma festa familiar à qual não podia faltar.

Nessa cerimónia, Marcelo deixou até elogios a Cavaco Silva, para além de ter garantido que as relações entre ambos estavam como sempre estiveram: boas e normalizadas.

Descomplicador:

Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa protagonizaram um “desaguisado” publico nos últimos dias, devido à não recondução de Joana Marques Vidal. Num evento em que ambos estiveram, embora desencontrados, Marcelo acabou a elogiar Cavaco.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *