Em Lisboa, Bolsonaro tinha ganho à primeira

Em Lisboa, o candidato presidencial brasileiro, Jair Bolsonaro,teria sido eleito à primeira volta, tendo em conta que conquistou 56% dos votos, segundo avança a TSF. Em Faro, o polémico candidato registou uma percentagem ainda maior: 60%.

Em Lisboa, o local de votação foi a Faculdade de Direito, na alameda da Universidade de Lisboa, onde ao longo do dia se registaram até alguns desacatos. Ao final do dia, segundo o Consulado-Geral do Brasil, em Lisboa, o candidato Jair Bolsonaro tinha registado uma votação de 56%. Ainda assim, em Lisboa, mais de metade dos eleitores não acorreram às urnas.

Noutras cidades, como por exemplo em Faro, a percentagem de Bolsonaro foi ainda mais elevada. Na capital de distrito do Algarve o candidato da extrema-direita registou 60% da votação, nos 2% de afluência às urnas e numa região em que muitos dos eleitores, “não residem em Faro, vem de outras zonas do Algarve ou do Alentejo, uma vez que a área de abrangência do consulado vai até Portalegre”.

Por fim, no Porto, Bolsonaro saiu também vencedor, embora não seja conhecidos os números finais, com a surpresa a estar reservada para os lugares seguintes, onde Ciro Gomes conquistou o 2º lugar, relegando Fernando Haddad, o candidato que passou à segunda volta, para o 3º posto.

Portugal é um dos maiores consulados eleitorais do Brasil, com 40 mil pessoas com capacidade para votar, apesar da afluência às urnas ter sido manifestamente inferior.

Descomplicador:

Jair Bolsonaro conquistou a vitórias nas urnas em Portugal e, caso as eleições tivessem contabilizado apenas o nosso país, o candidato da extrema-direita tinha garantido a eleição à primeira volta.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *