Alberto João Jardim é o novo Doutor Honoris Causa da Universidade da Madeira

A Universidade da Madeira atribuiu na Segunda-feira o Doutoramento Honoris Causa ao ex-presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, que foi considerado pelo reitor, José Carmo, “o principal autor da criação” da Universidade da Madeira.

A cerimónia decorreu no Colégio dos Jesuítas e contou com a presença do atual presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque e também do presidente da Assembleia Legislativa regional, Tranquada Gomes.

Alberto João Jardim foi apadrinhado pelo primeiro reitor da Universidade da Madeira, Castanheiro da Costa, e na sua intervenção destacou que, “há um suicídio simultaneamente político, económico e social e, sobretudo, de identidade quando se desiste de lutar pela autonomia política a que todos e cada um dos madeirenses têm direito, autonomia que nos é indispensável e inadiável como de pão para a boca, suicídio quando se calam as exigências legítimas ante o Estado central”.

O papel do ex-presidente do Governo Regional na conquista da autonomia para a Madeira foi, aliás, um dos pontos em destaque em todas as intervenções, segundo relata a Agência Lusa. Atualmente com 75 anos, Alberto João Jardim foi considerado pelo atual reitor, José Carmo, um dos principais protagonistas da fundação da Universidade da Madeira.

Este foi o quinto Doutoramento Honoris Causa da Universidade da Madeira, depois do antigo diretor do Museu de História Natural do Funchal, Günther E. Maul, ao reitor da Universidade de Macau, Professor Doutor Wei Zhao, ao Professor Ludwig Streit, antigo Diretor do Centro de Ciências Matemáticas da Universidade da Madeira, e mais recentemente, ao antigo Presidente da República de Timor Leste, Xanana Gusmão.

Descomplicador:

O ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, foi distinguido com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade da Madeira. O atual reitor, José Carmos, considerou Alberto João Jardim um dos principais responsáveis pela criação da Universidade da Madeira.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *