Antes de vir à Web Summit, Guterres recebe prémio da CPLP

António Guterres é um dos oradores em destaque na Web Summit 2018, que vai decorrer entre 5 e 8 de novembro. Antes de subir ao palco na Altice Arena, o Secretário-Geral das Naçoes Unidas vai receber o prémio José Aparecido de Oliveira, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Aproveitando a presença de António Guterres em território nacional, a CPLP vai agraciar o Secretário-Geral da ONU com o prémio José Aparecido de Oliveira, que foi votado na XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em julho.

O galardão foi atribuído devido pela “atuação singular, com projeção internacional, na defesa e promoção dos princípios e valores da CPLP, bem como pelo elevado contributo na promoção e difusão da língua portuguesa”.

Para além da relevância mediática a nível internacional desde que assumiu o papel de Alto Comissário para os Refugiados da ONU, Guterres esteve na cimeira constitutiva da CPLP, em 1996.

O Prémio José Aparecido de Oliveira é atribuído desde 2011, tendo agraciado em 2012, Lula da Silva, em 2014, Xanana Gusmão e a Igreja Católica Timorense e em 2016, Jorge Sampaio, Carlos Lopes (ligado às Nações Unidas) e Lauro Moreira (diplomata brasileiro).

Descomplicador:

António Guterres é um dos oradores em destaque na Web Summit, em Lisboa, mas antes vai ser agraciado com um galardão por parte da CPLP.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *