António Costa já prepara “mercado de verão”

O Primeiro-Ministro, António Costa, já está a fazer “contas de cabeça” para o próximo executivo, ao que avança o jornal Público. O líder do executivo já tem uma ideia dos ministros com quem vai contar para a próxima legislatura, embora estejam por clarificar algumas pastas.

Segundo o Público, oito dos 16 ministros vão continuar no executivo do António Costa em caso de vitória e no caso de não ter que ceder lugares a outros partidos. Augusto Santos Silva, nos Negócios Estrangeiros e Mário Centeno, nas Finanças, são dois dos lugares que Costa quer que permaneçam inalterados.

Para além destes dois nomes, António Costa quer também manter João Gomes Cravinho na Defesa, uma das entradas recentes, bem como Siza Vieira na Economia e João Matos Fernandes no Ambiente. Quem também pode continuar, mas em pastas diferentes, são, Eduardo Cabrita, Graça Fonseca e Pedro Marques.

No limbo está ainda Vieira da Silva, atualmente com a pasta da Segurança Social, que poderá sair temporariamente, para depois substituir Mário Centeno na pasta das finanças, numa segunda fase da legislatura.

Descomplicador:

Segundo o jornal Público, António Costa já está a fazer contas ao próximo executivo, sabendo que quer manter consigo oito dos atuais governantes, entre eles, Mário Centeno nas Finanças e Augusto Santos Silva nos Negócios Estrangeiros.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *