Web Summit: a “operação” para mostrar a força do sexo feminino

Depois de uma foto com fundadores de startups portuguesas onde não surgia a cara de uma mulher, a Web Summit preparou em poucas horas uma forma de explicar que elas existem e em grande número.

A montagem devido à inexistência de mulheres na foto

Uma foto apenas com homens começou a gerar ruído nas redes sociais na Quarta-feira de manhã. Na newsletter do meio-dia, a organização dava conta de 44,5% dos participantes eram mulheres e à tarde, a assessoria de imprensa da Web Summit enviou uma nota com os resultados de um inquérito levado a cabo nas últimas semanas sobre as mulheres no mundo tecnológico.

Hoje, no dia de encerramento da cimeira tecnológica, Paddy Cosgrave, o fundador da Web Summit, chamou ao palco principal todas as mulheres presentes na sala para uma grande foto de familia (que na verdade foram duas devido ao elevado número), mostrando assim o número de mulheres envolvidas na “revolução tecnológica” das startups.

O ex-Secretário de Estado da Internacionalização, João Vasconcelos, que continua ligado ao ecossistema do empreendedorismo, publicou na sua página do Facebook um comentário às noticias sobre a primeira foto, onde explica que, “a inexistência de mulheres nas engenharias é um problema de sempre, a sua quase inexistência enquanto empreendedoras deve ser uma preocupação de todos, lembrem-se disso sempre que agendarem reuniões para depois das 17h (imaginem o impacto disso numa mãe e em Portugal 17h é meio da tarde num escritório), sempre que agendarem almoços e jantares de negócios (imaginem como uma mulher e seus familiares se sentem), reuniões e eventos ao fim de semana, viagens de negócios ao estrangeiro e muitos outros hábitos da nossa comunidade empresarial”.

A Web Summit encerra esta Quinta-feira, na Altice Arena, com uma conversa sobre as fake news, recebendo depois no palco o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Descomplicador:

Depois de ter surgido uma foto do palco principal da Web Summit apenas com empreendedores homens, a cimeira tecnológica juntou todas as mulheres no “Centre Stage”, não para uma, mas para duas foto de família.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *