200 autarquias já estão a dar 25 dias de férias

São cerca de 200 as autarquias nacionais aumentaram já o número de dias de férias para os seus funcionários de 22 para 25. A iniciativa está a ser negociada entre o sindicato e o poder local e são já vários os recados para o governo central.

Cascais, Oeiras, Sintra, Amadora, Funchal, Sagres, Serpa e Cadaval são algumas das 200 autarquias e juntas de freguesia que aumentaram já os dias de férias dos seus funcionários de 22 para 25, dando assim mais três do que obriga a lei laboral.

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap/Fesap) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) têm estado a negociar acordos com as autarquias de norte a sul do país.

Também em Lisboa o processo de negociação já começou. Tal como na questão das 35h/semanais, os sindicatos deixam já recados à administração central ao dizer que, “mais uma vez, é o poder local a dar o exemplo”. A nível central, Bloco de Esquerda e PCP apresentaram já propostas gerais para a devolução dos três dias, mas foram rejeitas na generalidade, esperando agora os partidos conseguir fazer passar as propostas na negociação do Orçamento do Estado na especialidade.

Descomplicador:

Cerca de 200 autarquias e juntas de freguesia já devolveram os três dias de férias retirados em 2014, dando assim 25 dias em vez dos atuais 22. Os sindicatos dizem que, “mais uma vez é o poder local a dar o exemplo à administração central”.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *