JS Madeira quer manuais escolares gratuitos na Madeira já em 2019

A JS Madeira quer que o Governo Regional aplique na Região Autónoma da Madeira a distribuição de manuais escolares de forma gratuita a todos os alunos da Região, seguindo o exemplo do Governo central. A proposta foi trazida a publico pelo líder da Juventude Socialista da Madeira, Olavo Câmara.

A JS da Madeira, “desconfia do silêncio do Governo Regional” sobre este tema, lembrando o “histórico de Miguel Albuquerque e do seu Governo, onde recusou a atribuição de manuais escolares gratuitos na Madeira até ao 4º ano de escolaridade, quando o Governo da República implementou esta medida pela primeira vez”.

A estrutura madeirense relembra que, tendo em conta que a educação foi regionalizada, compete ao executivo de Miguel Albuquerque decidir se quer aplicar a medida na Região Autónoma da Madeira. Olavo Câmara afirma que, “a autonomia não pode servir para que os madeirenses fiquem para trás, nem seja utilizada para os prejudicar por questões ideológicas, como parece ser o caso (…)”.

A JS Madeira alerta, em nota enviada à imprensa, que têm sido os Municípios da Madeira, com o orçamento camarário, a substituir uma atuação que deveria ser da responsabilidade do governo regional, uma vez que este dispõe de receitas para aplicar na Educação.

A Juventude Socialista da Madeira diz ainda, nessa nota, que, “a Madeira não pode continuar a ser refém dos problemas existenciais e ideológicos de Miguel Albuquerque e do PSD, no que diz respeito a uma educação gratuita e acessível para todos”, deixando críticas ao líder do governo regional.

Descomplicador:

A Juventude Socialista da Madeira quer que o governo regional de Miguel Albuquerque aplique a medida tomada pelo governo de António Costa e ofereça os manuais escolares aos estudantes até ao 12º ano, deixando ainda críticas à atuação de Albuquerque no setor da educação.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *