Antiga chefe de gabinete de António Costa vai liderar a FLAD

A ex-chefe de gabinete de António Costa, Rita Faden, vai ser a próxima presidente da Federação Luso Americana para o Desenvolvimento, sucedendo ao social-democrata, Vasco Rato.

Segundo avança o jornal i, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde trabalha Rita Faden, já foi informado da mudança da atual diretora dos serviços jurídicos.

Rita Faden será assim a quarta presidente da FLAD, a fundação criada no âmbito da cooperação entre Portugal e os Estados Unidos, que coordena projetos ligados sobretudo ao ensino, à investigação e à arte.

A antiga chefe de gabinete de António Costa era vista muitas das vezes como um foco de conflito entre o gabinete do Primeiro-Ministro e outros interlocutores, tendo saído, alegadamente, por conflitos com o próprio António Costa.

Rita Faden vai suceder a Vasco Rato, que tinha sido nomeado no governo de Passos Coelho. Rui Machete foi o primeiro presidente da FLAD, tendo ocupado o cargo entre 1987 e 2010, sendo substituído depois por Maria de Lurdes Rodrigues (nomeada por José Sócrates).

O historiador Rui Ramos, a ex-ministra Gabriela Canavilhas, a investigadora Elvira Fortunato e os ex-deputados José Nogueira de Brito e José Alberto Lamego foram entretanto nomeados pelo executivo para o Conselho de Curadores. Da parte dos Estados Unidos da América os nomeados indicados foram os de Herro Mustafa, diplomata e Mário Ferreira, o CEO da empresa DouroAzul.

Descomplicador:

A ex-chefe de gabinete de António Costa, Rita Faden, vai ser a próxima presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *