Costa e Marcelo superam Ronaldo no ranking dos mais mediáticos do ano

António Costa foi a figura pública com maior presença nos media portugueses no ano que agora termina, segundo avança o estudo da empresa de análise de média, Cision.

O primeiro-ministro foi mencionado em 116.885 notícias, poucas mais do que as 114.631 do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O pódio das personalidades mais mediáticas do ano fica completo com Cristiano Ronaldo. O capitão da Seleção Nacional esteve presente em 77.123 peças noticiosas em 2018.

Na quarta posição, surge novamente uma figura do mundo politico e a primeira personalidade internacional: Donald Trump. Foram 76.456 as referências feitas ao Presidente norte-americano ao longo do ano. O restante top-10 é dominado pelo futebol, com a presença do ex-presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e dos treinadores Sérgio Conceição, Jorge Jesus e Rui Vitória.

No meio de tanta bola, encontra-se o presidente do PSD. Rui Rio foi a sexta personalidade mais mediática do ano, com 52.008 notícias, mais do que os restantes líderes partidários (Assunção Cristas, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa) em conjunto.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, encerra o elenco dos dez mais falados, com 34.498 menções. Depois do também líder do Eurogrupo, voltam a surgir mais nomes ligados ao futebol.

Os únicos autarcas do ranking são Rui Moreira e Fernando Medina. Neste “confronto” nos media, é o presidente da Câmara do Porto que leva a melhor. A lista completa pode ser consultada aqui.

Descomplicador:

O Primeiro-Ministro, António Costa, foi a personalidade mais mediática do ano, superando o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e Cristiano Ronaldo.

Publicado por: Miguel Dias

Licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social. Assessor de comunicação numa federação desportiva, colabora com a imprensa regional na sua cidade, Almeirim e criou um conjunto de projectos temporários sobre politica local e nacional. Fundou ainda uma rádio regional e é comentador convidado de ténis da Eurosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *