Revista do Ano: 2018

Home

Revista 2018: o que marcou a política em Portugal e no mundo

bootstrap html templates

O Panorama fez a seleção das escolhas políticas e da sociedade que condicionaram o ano de 2018

janeiro, 2018

Líder da JS em lista da Forbes

Franciso Rodrigues dos Santos, presidente da Juventude Popular, foi um dos quatro portugueses citados na lista anual da Forbes que inclui 300 jovens “brilhantes, inovadores e influentes da Europa, com menos de 30 anos”. O líder da JS foi distinguido na categoria «Direito & Política”».

fevereiro, 2018

Pedro Passos Coelho despede-se da liderança do PSD

Rui Rio  reúne 54,37% do votos e derrota Pedro Santana Lopes na corrida à presidência do PSD.  O ex-presidente da Câmara Munipal do Porto sucede assim Pedro Passos Coelho.

março, 2018

Carlos Puigedemont detido enquanto procurava exílio na Bélgica

O líder do movimento independentista da Catalunha foi detido pelas autoridades alemãs que cumpriram o mandato de detenção emitido pelas autoridades espanholas. Entre as acusações, estava o crime de «rebelião» pela tentativa de declarar unilateralmente a indendência catalã.

março, 2018

Eleições italianas sem maioria absoluta

O Movimento 5 Estrelas e a Liga Norte foram os partidos mais votados nas eleições legislativas italianas. Os resultados levaram, mais tarde, a um acordo entre os partidos para a formação de um governo de coligação, com Matteo Salvini, da Liga Norte, a assumir o cargo de vice-primeiro-ministro e ministro do Interior.

abril, 2018

Margarida Balseiro Lopes presidente da JSD

Cristóvão Simão Ribeiro Margarida Balseiro Lopes que superou André Neves na corrida à liderança da Juventude Social Democrática. A deputada do PSD é a primeira mulher presidente da JSD.

abril, 2018

Líderes coreanos promovem encontro

Foi na fronteira entre as duas Coreias que o aperto de mãos entre Kim Jong-un e Moon Jae-in sinalizou o fim das hostilidades entre os dois países, algo que já dura há mais seis décadas. 

junho, 2018

Marcelo Rebelo de Sousa visita Trump

O Presidente da República esteve nos Estados Unidos para visita oficial ao presidente norte-americano. Um encontro que, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, terá atingido “os objetivos pretendidos”.

julho, 2018

Robles renuncia ao cargo de vereador

Foi conhecida a atuação de Ricardo Robles em investimentos no mercado imobiliário, mais concretamente, na compra, reabilitação e venda de um imóvel em Alfama. As atitudes foram apontadas como na contramão do ativismo sugerido pelo Bloco de Esquerda e a polémica forçou o vereador bloquista em Lisboa a demitir-se.

setembro, 2018

Aliança surge como novo partido

Após 40 anos, Pedro Santana Lopes anunciou, em agosto, que sairia do PSD e assumiu a intenção de criar um novo partido. Um mês depois, o Tribunal Constitucial recebia as assinaturas necessárias para a formalização da criação do Aliança.

outubro 2018

Caso Tancos atinge o Governo

A polémica à volta do aparecimento das armas roubadas em Tancos afetou o ministro da Defesa, Azeredo Lopes. Com a contestação gerada, António Costa propôs a remodelação do Executivo. Saúde, Cultura, Economia e Defesa surgiram com novos ministros.

outubro, 2018

Brasil. Bolsonaro presidente

Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil. O candidato da extrema-direita recebeu 55,54% dos votos válidos na segunda volta das presidenciais contra o candidato Fernando Haddad.

novembro, 2018

Portuguesa na liderança do YEPP

Lídia Pereira, militante da JSD,  foi eleita presidente do Partido Popular Europeu (YEPP) e tornou-se na primeira mulher a assumir o cargo principal da organização europeia de centro-direita.

dezembro, 2018


Maria Begonha eleita Secretária-Geral da JS

Sob polémicas, Maria Begonha foi eleita a 13º secretária-geral da Juventude Socialista com 72% dos votos. A candidatura da nova líder da JS foi marcada por polémicas sobre alegadas informações falsas apresentadas no currículo divulgado..

Publicado por: Isabella Moura

Tem 23 anos e é natural do Brasil, mas desde os 11 anos que escolheu Portugal como casa. É mestre em Jornalismo e tem interesse na aplicação das novas tecnologias na construção da realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *